O Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias surgiu como grupo de pesquisa dedicado ao refinamento da construção cênica através do encontro da performance técnica com o conteúdo sensível, sempre refletindo, na criação em dança, a comunicação direta com o espectador e as possibilidades existentes nesta relação, abordando temas poéticos que dialoguem claramente com a sociedade contemporânea.
No início de janeiro de 2009, o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias iniciou seu processo de pesquisa na sede do Balé da Cidade de São Paulo, sob o orientação do coreógrafo e diretor artístico Luiz Fernando Bongiovanni.
Dentro dos encontros propostos o núcleo desenvolveu metodologia de trabalho própria, ligada à pesquisa que foi desenvolvida por Bongiovanni ao longo de sua carreira, reunindo suas experiências pessoais e vivências artísticas.
A criação em dança parte da valorização do movimento descoberto nas possibilidades de cada intérprete, dentro das propostas de criação específicas e das ferramentas de improvisação.
O grupo tem recebido apoio institucional nos âmbitos municipal (Fomento, Circuito Paulista de Cultura) e estadual (Proac Circulação, Circuito Cultural Paulista), bem como menções e premiações ao longo dos anos de existência.